25 de junho de 2008

O mundo, actualmente!

Vivemos num mundo que se detriora a olhos vistos a cada segundo, a cada minuto, a cada hora que passa, vamos intoxicando mais e mais e mais o nosso planeta. Mas nada disso importa se reverter esta situação significar elevados custos a cada pais. Mas esquecem-se que se o mundo continuar a ser saturado desta forma, nos, o Ser Humano corre terrivelmente o risco de ser extinto, talvez mais depressa do que alguma vez fosse esperado. E se tal acontecer, não vejo que serventia o dinheiro tera, visto que não existira ninguém para o gastar!
Mas vivemos num mundo capitalista, infelizmente, onde tudo se resume a dinheiro, o que importa, a unica coisa que importa é o dinheiro.
A minha pergunta é, não valera a pena pôr de lado o dinheiro se o que se põe em causa é a salvação do planeta Terra e da nossa propria espécie?
Se precisamos de arvores para nos fornecerem oxigénio e para reduzirem o dioxido de carbono, porque não parar de deitar arvores abaixo, porque não levar a cabo uma plantação em massa de arvores em varios locais do planeta.
Se cada vez mais as chuvas se tornam acidas, se cada vez mais a quantidade de agua potavel vai diminuindo e se cada vez mais os cursos de agua a superficie e no subsolo são contaminados, porquê não fazer tratamento das aguas residuais antes de as despejarmos nos oceanos, porque não deixar de aplicar produtos quimicos e toxicos nos solos?
A proposito, porque não praticar unica e exclusivamente uma agricultura biologica... é preciso muita mão de obra? Ainda bem a taxa de desemprego é elevada!
Todos os dias comida é deitada fora porque não se conseguiu vende-la, porque passou do prazo. Parem de pensar no lucro perdido! Porque não dar essa comida a pessoas que estão a morrer de fome.
Talvez seja impossivel viver-se num mundo sem economia, sem o capitalismo, sem a concorrência, mas estamos a atravessar um periodo critico da nossa historia, vamos tentar superar o problema e depois podem voltar as vossas vidas mesquinhas em busca da auto-realização pelo poder e pelo dinheiro.


P.S.- Peço desculpa pela falta de acentuação em algumas palavras, mas escrevo de França e o computador não reconhece certas palavras com acentos, e o proprio teclado não possui alguns acentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi

Os problemas políticos são os mais difíceis de resolver.

Das vários problemas que abordaste consegues fazer uma lista ordenada desde o mais grave até ao menos grave?

Para mim o problema mais grave do mundo é a pobreza, mas por outro lado há quem defenda que combater a pobreza introduz desiquilibrios ambientais.

Será isto verdade? Como saber se é de facto verdade? E se for verdade, o que escolher? Não combater a pobreza em nome do ambiente? Ou deixar o ambiente entregue a si mesmo procurando reduzir ou eliminar a pobreza?

Mila disse...

Helloooo......Óptimo começo.Lindo, lindo.(Estou de intervalo no mundo bloguista mas me aguarde por aqui) Gandas bjocas***